Exposição José Espinho – Vida e Obra
No MUDE

 

É com enorme satisfação que a Galeria Bessa Pereira vem felicitar o MUDE pela organização da exposição ‘José Espinho - Vida e Obra’, que inaugura esta próxima quinta feira pelas 19:00.
Este acontecimento surge como o culminar de um conjunto de vontades que começaram a criar corpo a 5 de Abril de 2013, na exposição inaugural desta Galeria, ‘José Espinho - A diversidade no fazer’, com curadoria da Prof. Dra. Graça Pedroso, ocasião na qual foi também lançado o livro com o mesmo título, co-editado por nós.
Nestes quase três anos, várias vitórias foram conseguidas: a validação de José Espinho como um dos nomes maiores do Design português do pós guerra do séc. XX; o reconhecimento da empresa Móveis Olaio, na qual José Espinho desempenhou o papel de Designer responsável desde o inicio dos anos 50 até à sua morte em 1972, como referência na produção nacional de mobiliário moderno e, acima de tudo, a consagração do Design português deste período.
Ficamos orgulhosos em ver validados os propósitos que estiveram na base da criação da Galeria Bessa Pereira. O Design português do pós Guerra passou, à semelhança do que se verifica noutros Países europeus, a ser valorizado e utilizamos esta palavra não apenas no seu sentido imaterial, mas também na sua leitura mais objectiva de acrescentar valor.