Exposição de Lançamento de Duas Peças de Edição Limitada

Canapé modelo "Reitoria" e Cadeira de Repouso modelo "Dois Irmãos"

 

Dia 25 de Setembro, lançamos as duas primeiras peças de mobiliário de Designers portugueses, com uma edição limitada a 24 exemplares numerados e assinados, pretendendo com esta iniciativa dar visibilidade a peças históricas do Design português e apoiar os novos designers nacionais.
Inspirada na organicidade do mobiliário brasileiro e italiano dos anos 50/60, a Cadeira “Dois Irmãos”, com design do arquitecto português João Alvim Cortes e Produção Bamer, pensada numa lógica funcionalista aparentemente contraditória, onde as questões ergonómicas precederam sempre o desenho, visam proporcionar ao seu utilizador o principio do conforto máximo.
O Canapé Reitoria 1 Lugar DC.EL.01 da autoria de Daciano da Costa foi desenhado para a sua primeira grande encomenda, , o edifício da reitoria da Universidade de Lisboa, após a abertura do seu atelier em 1959. Nesta peça de mobiliário Daciano da Costa consegue aliar ás linhas Neo clássicas dos canapés Italianos do séc. XVIII com as suas abas laterais que se destacam, um traçado fluido e aerodinâmico de elegantes proporções, onde o afilamento das extremidades e a combinação do veludo com a madeira nobre, colocam formalmente esta peça de mobiliário dentro de um esquema cronológico contemporâneo do que acontecia então no resto da Europa, dando ao mesmo tempo resposta ao espírito institucional que se impunha e às exigências da modernidade que andavam então arredadas dos grandes empreendimentos públicos.