'Play is a Serious Matter'

de Eduarda Rosa, Pollyanna Freire e Rita Thomaz

 

Inaugura no dia 21 de Fevereiro, pelas 18h30, na Fundação Portuguesa das Comunicações.

Patente até 30 de Março.

Eduarda Rosa, Pollyanna Freire e Rita Thomaz conversam com Laura Falé, sendo a exposição o pano de fundo e a metodologia do coleccionismo o mote.

Junte-se a nós, quinta-feira, 14 de março, às 18h30 na Fundação Portuguesa das Comunicações.

[...] Um coleccionador tem o poder de desenhar um círculo mágico à volta de cada objecto que reconhece como sendo da sua colecção, construindo-se a si mesmo fora de si e fazendo-se representar por peças que não têm sentido senão naquela ordem, arbitrária para qualquer um de nós, mas rigorosa para o próprio. Uma nova peça no conjunto é a peça que faltava e que veio ao encontro do seu coleccionador no momento certo, passando a fazer parte de um tesouro sempre incompleto.

O coleccionador tem a habilidade de renovar, fazendo renascer cada objecto e actualizando-se à medida que actualiza a sua colecção. Este raciocínio estranho e quase místico pode parecer uma brincadeira infantil, mas os coleccionadores e as crianças brincam a sério, trazendo à vida “objectos mortos”. Estas brincadeiras a sério abrem possibilidades de pensamento, já que estes objectos não foram criados para desempenhar as funções que serão designadas pelo coleccionador. É num mundo alternativo, particular, rígido e orientado, onde os objectos mortos se transformam em objectos resgatados e livres das suas funções originais, que se tratam e trabalham os assuntos mais sérios.

Eduarda Rosa, Pollyanna Freire e Rita Thomaz são unidas por esta abordagem séria, consistente e rigorosa. A cada objecto recolhido, construído, pintado ou prensado está implícita uma necessidade, ou pelo menos vontade, de construção de um mundo alternativo que é sempre um trabalho por vir, um work in progress tal como uma colecção.

[...] Não é só através da colecção que se traz à vida objectos sem rumo; é também através de todos os modos de aquisição e construção de uma determinada coisa - desde tocar no objecto até nomeá-lo, desde pintá-lo até lhe retirar uma parte, prensá-lo ou colá-lo noutro sítio, numa estreita relação entre arte e vida. Com graus de diversão e consciência variáveis, cada artista vai-se tornando autora do seu projecto grandioso onde to play is a serious matter.

Descarregar folha de sala